terça-feira, 2 de junho de 2009

TODOS OS DETALHES DA NOITE SENHOR F EM BELÉM





Texto: Helaine Cavalcante
Foto: Renato Reis

Para todos os músicos que acreditam no seu talento, estar cara-a-cara com um dos maiores produtores culturais da América Latina é uma oportunidade única. Ainda mais se esse produtor vem até a sua cidade. Pensando nisso, 3 bandas de Belém realizarão a primeira “Noite Senhor F” da região norte, trazendo direto de Brasília, nada mais nada menos que Fernando Rosa, responsável pela rede de projetos “Senhor F”, uma das maiores contribuições para a cena musical independente do continente.

Criador e editor do site “Senhor F- a revista do rock”, uma das mais importantes publicações brasileiras de música jovem (www.senhorf.com.br), Fernando é também o responsável pelo selo “Senhor F Discos”, um blog, produção de shows, um programa de rádio, um festival e um projeto social (o “Senhor F na Escola” promove shows de bandas de Brasília nas escolas públicas do Distrito Federal).

Fazendo parte de tudo isso, está a 'Noite Senhor F': um espaço para discussões e shows de bandas independentes. Surgido e sendo realizado periodicamente em Brasília, hoje o evento ocorre também em outras capitais do país, como as cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Goiás. No dia 6 de junho acontecerá a primeira “Noite Senhor F” em Belém, com os shows das já conceituadas bandas paraenses Stereoscope, Aeroplano e Amplificador de brinquedo.

Segundo o próprio site “Senhor F”, o Amplificador de brinquedo “é uma das bandas mais promissoras da novíssima geração independente nacional. Seu EP 'Tarde feliz', contendo seis canções, é uma demonstração da qualidade do quarteto natural de Belém”. Já a Stereoscope começou o seu trabalho com uma temática sessentista, mas hoje vai muito além disso, alcançando abordagens muito mais atuais. A banda é contratada pela “Senhor F Discos” e está às vésperas do lançamento do seu terceiro álbum.

Na mesma noite, a banda Aeroplano - destaque no cenário local independente, com hits famosos como "Pra você, solidão"- comemorará seus 4 anos de estrada recém completados com um show imperdível, contando com uma presença mais do que ilustre. “O Fernando vai discotecar na mesma noite, além de receber material das bandas locais. Portanto, se você tem algum material gravado de sua banda, esta é a sua oportunidade de ter um contato direto com quem realmente pode levar sua carreira musical a um outro nível”, explica Diego Fadul, guitarrista da Aeroplano.

Além disso, no dia 5 de junho às 17 horas, Fernando Rosa estará presente na loja Ná Figueredo em um Workshop com entrada gratuita. Uma ótima chance para se discutir sobre música com quem realmente entende do assunto.

Detalhes sobre o Fernando Rosa

O jornalista Fernando Rosa é criador e editor da Revista & Agência Senhor F que, em 10 anos de atividades, tornou-se uma das principais aliadas na construção de um novo mercado de música no país. Voltada para a promoção da cena independente emergente no país, e com veiculação de conteúdo e informação de qualidade, a revista angariou credibilidade junto à mídia especializada, aos agentes do setor e ao público leitor em geral. Atualmente, o portal é a principal referência da cena independente sul-americana.Desde 2001, organiza o evento mensal NOITE SENHOR F, no Gate’s Pub, que transformou-se no principal palco de construção da nova cena musical de Brasília nesta década e centro da conexão dos artistas independentes locais com artistas de outras regiões do país. Com o mesmo espírito, organizou os eventos anuais SUPER NOITES F e SENHOR FESTIVAL, com os quais também contribui para fortalecer a cena local. Pelo palco desses eventos passaram mais de uma centena de artistas e bandas nacionais, latinas e de outros países. Atualmente, também é responsável pelo Festival EL MAPA DE TODOS, em parceria com o selo argentino Sactter Records, realizado anualmente em Brasília.

No terreno da difusão musical, produziu o programa SENHOR F – A HISTÓRIA SECRETA DO ROCK BRASILEIRO, veiculado pela Usina do Som, da Editora Abril, por 75 semanas, entre 2001 e 2002. Na Rádio Cultura do Distrito Federal, produziu e apresentou inicialmente, entre 1995 e 1998, o programa HEARTBEAT e, desde de 2005, produz e apresenta o programa SENHOR F 100.9, na mesma emissora, em parceria com o jornalista Pedro Brandt. Atualmente, apresenta o programa SENHOR F SEM FRONTEIRA, na Rádio Câmara, da Câmara dos Deputados, desde janeiro de 2008, orientado para a difusão de música sul-americana. Fernando Rosa também colaborou por vários anos com a Revista Bizz e prestou consultoria para diversas publicações, emissoras de televisão e rádio do país. Atualmente, é correspondente do Brasil para a revista Zona de Obras, de Zaragoza, na Espanha, principal publicação voltada para a divulgação de conteúdos culturais com orientação ibero-americanos. O editor de Senhor F também é colunista da Revista Brazuca, editada em Paris, voltada para a divulgação da cultura brasileira na França e na Europa. Por fim, em parceria com o músico e produtor Philippe Seabra (Plebe Rude), mantém o selo SENHOR F DISCOS, responsável pelo lançamento dos artistas Beto Só e Sapatos Bicolores (Brasília), Volver (Recife), Superguidis (Porto Alegre), StereoScope (Belém) e Los Porongas (Acre). Junto com a PRODUTORA SENHOR F também é responsável pela administração da carreira dos artistas da gravadora.

Nenhum comentário: