segunda-feira, 29 de junho de 2009

FRENTE CULTURAL PÓLO NORTE - A AMAZÔNIA UNIDA


Tornar a região Amzônica uma só, pelo menos culturamente, essa é uma das propostas do portal Frente Cultural Pólo Norte - www.frentepolonorte.com). Um dos idealizadores desse projeto, Paulo Zab, revela nessa entrevista várias possibilidades, que poderão acontecer se essa junção amazônica cultural acontecer.

Com esse portal (Frente Cultural Pólo Norte -
www.frentepolonorte.com) quais são as perspectivas de uma integração entre os estados da região Norte?

A perspectiva é de fazer o que ainda não foi possível fisicamente: garantir que uma região de proporções continentais e com um sério problema de transporte, como a amazônica, possa ter um espaço onde se seja possível socializar a produção cultural de cada estado que a compõe.

Quais são os próximos passos após a criação do portal da Frente Cultural Pólo Norte?

Um dos próximos passos é fazer com que o público tome conhecimento de nossas ações, tendo em vista que são eles quem consomem nossos produtos (lêem nossos releases, escutam as músicas, assistem aos vídeos, etc.). Porque todo o inicio é assim: acabamos encontrando algumas resistências e estamos sujeitos a momentos de indefinições. Mas o importante é saber a hora de esperar e o momento deir pra frente. Sabendo que com trabalho podemos alcançar o reconhecimento necessário. E importante também mobilizarmos os grupos culturais para que eles se sintam motivados a produzir. O portal será uma ferramenta inútil se não tiver acompanhando as apresentações teatrais, os shows das bandas e tudo o que pode gerar imagens, sons e palavras. O resultado disso será um ciclo, onde esses grupos, depois dessa etapa de organização, possam ter um feedback das instituições de fomento, que é um dos pontos principais dessa busca pela integração nortista, tendo em vista que, segundo, dados do próprio Ministério da Cultura, recebemos menos de 3% das verbas para projetos de cultura.

Para quem quiser fazer parte de alguma forma do portal, ou colaborando com textos, ou sendo banda, como deve proceder?

O portal está aberto pra receber material. Se você tem uma banda ou é uma pessoa que escreve a respeito da cena de sua cidade pode entrar em contato. No momento estamos dando prioridade para quem é do Norte e já contamos com ótimas contribuições da cena mais promissora dentre seus estados, que é do Pará. Nomes como Nicolau Amador, Thiago Viana e Sidney Filho já se colocaram à disposição para somar. Queremos ver pessoas mais efetivas de Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas. Todos poderão entrar em contato pelo comunicacao@frentepolonorte.com

Como está à repercussão, após a criação do portal, em todo o Brasil?

Está fazendo um barulho e tanto. É incrível ver o quanto um importante mecanismo de comunicação como este, que tem como foco as produções culturais da região Norte, ainda não tinha sido executado. São muitos e-mails e comentários elogiando a iniciativa. Infelizmente, tudo o que é novidade tem seus prós e contras. Não estamos carregando bandeira ou fazendo oposição, ameaçando ou tirando a credibilidade de qualquer outro movimento. Estamos aqui para se apresentar como alternativa para amenizar um problema que já vem se estendendo há séculos, que é o nosso distanciamento geográfico interno. Não há dúvidas que a cultura nortista tem muito a apresentar para o cenário nacional e mundial, e pra isso não queremos poupar esforços em usar uma ferramenta como a Internet. O que precisamos é de maturidade suficiente para entendermos, que nós temos que deixar pra trás a idéia de que só é bom o que vem de fora e começar a trabalhar com a idéia de que cada vez mais pessoas estão vindo de fora para ver as coisas boas que têm aqui.

Nenhum comentário: