domingo, 28 de junho de 2009

KID VINIL - O HERÓI DO BRASIL


Quem não dançou, deitou e rolou ao som de clássicos como “Comeu”, “Eu sou Boy” e“Tic, tic nervoso" nos anos 80? Essas são apenas algumas das músicas compostas pelo jornalista cultural Kid Vinil. Em meio à sua intensa atividade multimídia, Vinil recebeu a equipe do Academia News para um bate-papo cheio de descontração. A seguir, ele conta um pouco da carreira e fala dos novos projetos. Confira os melhores momentos da entrevista:


Você tem uma longa história na História do Rock Nacional. O que você poderia destacar no que está acontecendo nesse momento: com a decadência dos formatos: CDs, mp3, etc.; além das bandas e dos festivais independentes pelo Brasil e pelo resto do mundo? E também no início dos anos 80, quais foram os principais destaques?


Eu trabalhei por algum tempo na Trama, uma das últimas gravadoras independentes do final dos anos 90. Lancei muita coisa internacional como Pavement e as coisas do selo Matador, Belle & Sebastian, The Hives e antes de sair Franz Ferdinand e Interpol. Trabalhava mais na área internacional, mas tenho acompanhado hoje todo esse movimento com a Trama Virtual e os festivais de rock pelo Brasil e acho isso muito positivo pro rock nacional, pois diferente da década de 80 que a gente tinha apoio de toda mídia hoje o rock brasileiro navega somente pelo circuito independente e as coisas são bem mais difíceis. Por essa razão reconheço o trabalho dos independentes pra que o rock brasileiro continue dando bons frutos. Quanto aos destaques, na década de 80 é evidente que bandas como Ultraje,Titãs, Paralamas, Legião, Ira!, Barão,Blitz tiveram seu momento e muitas ainda estão em atividade. Hoje também encontramos muita coisa boa como Matanza, Cachorro grande,Ludov, Los Porongas, Móveis Coloniais de Acaju, Severina Bomba, Los Pirata, Pata de Elefante, Macaco Bong, etc.


Quando começou o seu interesse pela Cultura Pop?


Acho que desde criança quando conheci os Beatles aos 10 anos de idade. Na minha adolescência, já ouvia Hendrix, The Who, Jefferson Airplane, Doors e continuei com Led Zeppelin,T Rex, Bowie. Atravessei os 80, 90, comecei a fazer programas de rádio e TV nessa época, enfim construí uma carreira musical dentro da música pop.


Você também tem uma longa carreira como jornalista musical, sobretudo cultural. A internet, realmente, é o principal meio de pesquisa e de consulta? E quais sites você poderia destacar?


Realmente a Internet mudou a vida de todo mundo e hoje é o meio principal de consulta, sempre vou no Pitchfork.com, no site do NME http://www.nme.com/, no site da Mojo Mojo4music.com, sites de lojas independentes como a Rough Trade pra pegar dicas de lançamentos http://www.roughtrade.com/, enfim uma série de lugares pra consulta. Depois que inventaram o Googel, você coloca lá o que quiser que com certeza vai encontrar.


Fala sobre a sua coluna no portal Yahoo?


No ano passado o Yahoo (para entrar em contato com os colunistas do portal de música do Yahoo: (y_musica@ymail.com) me chamou pra escrever uma coluna no site, achei bem legal a idéia, pois lá eu tenho a liberdade de falar sobre aquilo que quiser relacionado à música. Gosto de escrever sobre coisas clássicas do rock e o resultado tem sido muito bom, a interação com o leitor é imediata.


Quanto tempo de pesquisa tiveste para escrever o livro: "Almanaque do Rock"?


Foi um livro relativamente fácil de escrever, pois o briefing que o editor me passou era de um livro sobre a história do rock. Daí, parti pra pesquisa de dados históricos. Muita coisa já tinha na cabeça, pois quem viveu e presenciou tanta coisa legal no rock durante essas décadas não esquece.Em menos de um ano eu já tinha tudo escrito.


Quais são os teus próximos projetos, como músico, jornalista etc?


Tenho planos de fazer outro almanaque sobre a história do rock brasileiro, mas essa é uma empreitada difícil e requer muita pesquisa. Talvez pro final do ano que vem esse livro fique pronto. Minha banda o Xperience continua se apresentando ao vivo, estamos compondo algumas coisas, mas não temos planos pra um disco, pretendemos a principio disponibilizar as músicas no nosso site e no myspace (http://www.myspace.com/kidvinilxperience).

Nenhum comentário: