terça-feira, 14 de julho de 2009

LA PUPUÑA E O CHUPA-CHUPA


A banda paraense La Pupuña, atualmente responsável por um dos shows mais legais da cidade, está preparando o sucessor do primeiro CD "All right, Penoso" (Ná music). O disco será, dessa vez, conceitual e baseado em dos casos mais polêmicos de ataques, isso mesmo que vocês acabaram de ler, ataques de OVNIs no Brasil, que ficou conhecida como "Operação Prato", em Colares (PA) no final da década de 1970.

Mas os populares da cidade chamaram as ocorrências de "Chupa-chupa", porque as pessoas atacadas apareciam com marcas no pescoço, como se tivesse sido chupado o sangue delas. Para falar sobre o assunto, contactei o guitarrista, vocalista e percusionista Luís Félix. Além dele, a banda é formada por Adriano Sousa (bateria), Diego Muralha (guitarra), Diego Pires (baixo), Kleber PSB (percussão), Rodolfo Santana (teclado), André Coruja (produção), Marcel Arêde (produção) e Luiz Martins (técnica).
Como surgiu a idéia de realizar um disco conceitual, em relação ao caso conhecido como “Operação Prato”?
Nós sempre pensamos em fazer um disco conceitual, sempre tentamos fazer com que a guitarrada contasse algo. Foi a partir de uma música que eu fiz sobre Colares, que me surgiu a idéia de fazer um disco sobre a "Operação Prato". Falei com a galera da banda e todos curtiram e toparam encarar essa história !

Vocês chegaram a realizar pesquisas sobre o assunto? O que acharam de mais interessante?

A gente achou muita coisa sobre essa história, coisas realmente surpreendentes! Na net tem quase tudo sobre isso. No site da revista UFO (http://www.ufo.com.br/index.php?arquivo=notComp.php&id=3135) tem muita coisa! O que achamos mais interessante é como o povo assumiu e incluiu esse acontecido na cultura popular de Colares

O repertório da banda La Pupuña, quase todas as músicas são instrumentais. Conte um pouco do conteúdo das letras? E os títulos das músicas?

Temos algumas músicas cantadas neste CD, mais que o primeiro! As letras falam do que aconteceu em vários pontos de vista, de quem acredita, de quem acha tudo uma mentira, de quem brinca com tudo! temos muitas letras sem título, ainda não estamos preocupados com isso!

Tem alguma previsão de lançamento?

Ainda não temos nem previsão de mixagem a masterização. Mas temos que fazer isso este ano. Isso seria muito bom.

Por último, como foi a receptvidade dos americanos no festival South by Southwest, no Texas?

Foi à melhor possível! Eles gostam de dançar e de ouvir música igualzinho o nosso povo. Lá em Austin tem muitos mexicanos e isso ajuda porque eles têm o swing no pé também.



CONTATOS



COMUNIDADE: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1356565

PERFIL: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=432096726387771148

FOTOLOG: http://www.fotolog.com/lapupuna

MYSPACE: http://www.myspace.com/lapupuna

ORKUT- Camisas da nossa grife: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4143181083324183616

VENDA DE CDs E CAMISAS: (91) 3222-1585

EMAIL: lapupuna@gmail.com

CONTATO PARA SHOWS: (91) 8118-6326 - Marcel; (91) 8187-8180 - Coruja.

ENTREVISTAS: (91) 8106-6030 - Félix; (91) 8181-0116 - Adriano.


Um comentário:

Ricardo disse...

Se tu me permites ser um chato, "Operação Prato" foi o nome dado às operações de investigação comandadas pelo Coronel (à época Capitão) Uyrangê Holanda, falecido em ciscunstâncis estranhas algum tempo depois dos fatos. "Chupa-chupa" é como as aparições, avistamentos (ou seja lá como quiserem chamar)ficaram conhecidas. Seja lá o que tenha acontecido, o prefeito da época decretou estado de calamidade pública porque caboquinho nenhum queria viver mais na cidade, que foi se afundando economicamente. Estive em Colares um tempo atrás e dá pra sacar que a Cultura local é influenciada pela temática discovoadoresca, em letra de carimbó, decorações toscas em bares, etc. Perguntei pra um ufólogo local sobre o porquê de os fatos terem acontecido em Colares (pressupondo como verdadeiros)e ele me deu uma explicação simples: "Colares é um portal dimensional". Ah, tá, tá explicado. Abraço!

Ricardo