terça-feira, 1 de setembro de 2009

ROCK PARÁ ESPECIAL: LOADED-E-ZINE - UM DOS PORTAIS MAIS IMPORTANTES DA CENA INDEPENDENTE NACIONAL



O portal Loaded-e-Zine (http://www.loaded-e-zine.net/ que inclui web tv, web radio, site e blog) corresponde a um dos projetos mais importantes, dentro do universo da internet, em relação a música independente. Valter Resende, um dos criadores do projeto, concedeu uma entrevista ao blog Rock Pará.

Como é a repercussão do programa de web radio?

Ao longo dos quase quatro anos de existência, o programa foi sendo reconhecido como um dos grandes veículos de divulgação da música independente. Transmitido em três emissoras do Brasil (Rádio UFSCar – SP / Rádio Universitária da UFG -GO / Rádio Universitária UNICENTRO – PR), o Loaded chega via rádio para uma área compreendida em aproximadamente dois milhões de habitantes, fora as pessoas que ouvem pela internet através do nosso site e portais parceiros. Com essa capacidade de propagação, o Programa Loaded já tocou mais de 1000 novas bandas, e é considerado nesse meio como uma grande plataforma de lançamento.

Quais foram os momentos mais interessantes?


Particularmente gosto muito das entrevistas com artistas e pessoas ligadas a cultura pop que fazemos via telefone. Já entrevistamos grandes bandas, diretores de cinema, produtores, etc. Outra coisa que curto é a forma descontraída que o programa é gravado. Costumamos fazer tudo de uma maneira muito informal, como se fosse realmente a conversa de bar. No último programa por exemplo, a gravação foi feita regada a um vinho enviado por um ouvinte... foi bem divertido.

O que vocês conhecem da música independente no Pará? bandas? festivais? programas de rádio? blogs?


Sempre encontramos o pessoal do Madame Saatan pelos festivais do Brasil, e acabamos nos tornando amigos. Nos esbarramos também com o Jolly Joke, La Pupuna e Suzana Flag. Tem também algumas bandas que não vimos tocar, mas já rolamos no programa como Turbo, Amplificador de Brinquedo, Filhos da Empregada, Coletivo Rádio Cipó e outras que não me lembro. Nunca chegamos a cobrir um festival em Belém, mas quem sabe algum produtor de eventos leia este texto e nos convide.

Quais são as proporções dessa revolução digital, onde qualquer pessoa, praticamente pode ter um programa de rádio, blog, site, etc, e colocar as opiniões no ar?


Achamos tudo isso genial, alavancados pela democracia tecnológica dos anos 00, projetos independentes tem pela primeira vez na história um grande canal para se comunicar com milhares de pessoas. É claro que com a possibilidade de qualquer um falar, vem junto o aumento de besteiras ditas na rede, mas é só ter um bom filtro mental que é para se livrar disso.

Quais são os próximos projetos da equipe da Loaded?


O Loaded e-Zine tem em andamento alguns projetos ligado ao áudio-visual para TV e web, mas ainda as coisas estão sendo preparadas. Pretendemos continuar cobrindo eventos pelo país, e para o ano que vem, está nos planos irmos para Europa e Estados Unidos para conferir alguns festivais.

Nenhum comentário: