quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Se Rasgum - Começa Hoje a 1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense


texto: Assessoria de Imprensa do Festival Se Rasgum
Profissionalizar é preciso
De 11 a 15 de novembro, Belém recebe nomes de peso para workshops, mesas de debate e palestras da 1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense

Formar uma banda hoje em dia vai muito além de comprar um instrumento, chamar uns amigos, arrumar uma garagem para ensaiar e fazer uma gravação tosca para distribuir nos shows. Se os artistas quiserem ir longe, precisam conhecer os mecanismos do mercado, cuidar do gerenciamento da carreira, aprimorar o trabalho em estúdio e saber se divulgar bem na imprensa, entre outros pré-requisitos.Pensando nisso, a Associação Cultural Amazônia Independente (ACAI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pará), decidiu promover uma programação paralela ao 4º Festival Se Rasgum: a 1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense.
De 11 a 15 de novembro, serão realizados workshops destinados a músicos, produtores culturais, técnicos, jornalistas e estudantes, além de mesas de debates e palestras para o público em geral.
As inscrições devem ser feitas até as 12h de quarta-feira (11) pelo site www.serasgum.com.br ou através do email semana@serasgum.com.br, com breve currículo em anexo, contato (telefone ou email) e nome do workshop de que deseja participar. À exceção do workshop de "Gravação de shows ao vivo", que requer ingresso para a noite de sábado do 4º Festival Se Rasgum, toda a programação é gratuita.

O projeto é incentivado pela Lei Semear, com apoio do Governo do Estado do Pará, e integra o Conexão Vivo, iniciativa da Vivo voltada ao desenvolvimento do setor musical brasileiro.
Renome - A programação conta com a participação de alguns dos músicos e profissionais que participarão do 4º Festival Se Rasgum, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de novembro no African Bar, em Belém. Para trocar experiências com o público paraense, foram chamados grandes nomes da música nacional. Entre eles, estão o músico André Abujamra (ex-Karnak e atual líder do Gork), o produtor musical Gustavo Dreher (responsável por discos de artistas como Móveis Coloniais de Acaju e Moreno Veloso), o jornalista Alex Antunes (revista Rolling Stone) e Luizinho Clemente (engenheiro de som da banda Pato Fu e que tem no currículo trabalhos com Maria Rita, Padre Marcelo Rossi e Zizi Possi).

Entre os temas dos workshops estão a “Preparação de artistas para a exportação”, “Jingle publicitário”, “Trilha sonora para cinema” e “Técnica de sonorização ao vivo”. Uma das oficinas terá uma parte prática bem associada à programação do Festival. Quem participar do workshop de “Gravação e mixagem de shows ao vivo” vai poder colocar a mão na massa durante o show da banda Dharma Burns.As mesas redondas vão reunir não apenas pessoas ligadas à produção cultural e musical, como também representantes de empresas que investem em cultura e do poder público. Em debate, direitos autorais, o mercado de música, a circulação de bandas e iniciativas de marketing ambiental.“Com a Semana, a nossa ideia é expandir as fronteiras do Festival. Em vez de apenas promover os shows, queremos lançar discussões que sejam produtivas para o fortalecimento da cena e para a qualificação de músicos, produtores e técnicos”, explica Marcel Arede, um dos produtores do 4º Festival Se Rasgum.
Conexão Vivo - Dezenas de projetos musicais de todo o país fazem parte do Programa Conexão Vivo, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários que compõem uma rede nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.
O Conexão Vivo realiza ao longo do ano um circuito próprio de eventos onde toda essa diversidade de ações acontece conjuntamente. Além disso, o programa também está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional, como acontece agora com o Festival Se Rasgum e outros festivais independentes, como Jambolada, Arte na Praça, Primeiro Campeonato de Surf Music e 53 HC (Minas Gerais), Omelete Marginal (Espírito Santo) e Coquetel Molotov (Pernambuco).
A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é o foco da Política Cultura da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas. Detalhes sobre as outras linhas de atuação e sobre as formas de participação nos Programas Culturais Vivo estão disponíveis no www.vivo.com.br/cultura. E para saber mais sobre o Conexão Vivo, acesse o portal www.conexaovivo.com.br.
Serviço – Todas as atividades da 1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense serão realizadas na sede do Sebrae-Pará em Belém (Rua Municipalidade, 1461), à exceção do workshop de gravação e mixagem de shows ao vivo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 12h de quarta-feira (11), no site da Se Rasgum (www.serasgum.com.br) ou pelo e-mail semana@serasgum.com.br, mediante análise de currículo. É preciso enviar currículo, contato (telefone ou email) para retorno imediato e informar o nome da atividade desejada. Mais informações pelos telefones 3081-6621 e 8239 2476.
1ª Semana de Profissionalização da Música ParaenseDe 11 a 15 de novembro na sede do Sebrae-Pará em BelémRua Municipalidade, nº 1461
PROGRAMAÇÃO


Quarta-feira – 11/11
17h-18h: Credenciamento
18h–20h: Debate de abertura – Iniciativa de investir em cultura
Local: Auditório Sebrae-Pará
Mediador: Marcelo Magalhães (consultor de empresas e diretor da Interpreta)
Participantes: Ibrahim Dahás (Cerpa), Celso Eluan (Sol Informática), Fábio Guerreiro (Vivo), Valentim Figueira (Banco da Amazônia), Vânia Nogueira (Lei Semear) e João de Deus (Sebrae).
20h: Coquetel de abertura da 1ª Semana de Profissionalização da Música Paraense
Quinta-feira – 12/11
9h-12h: Workshop – Os arranjos produtivos locais, as tecnologias sociais e a sustentabilidade dos empreendimentos culturais
Local: Sala 0320 vagas
Ministrante: Marcus Franchi – Cientista social, atua na coordenação técnica e na articulação institucional do Arranjo Produtivo Local (APL) da cadeia produtiva do hip hop na cidade satélite de Ceilândia, e como consultor técnico do Circuito Fora do Eixo. Trabalhou de 2002 a 2008 no Governo Federal, inclusive como coordenador da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.

14h-15h30: Palestra – Jingle publicitário
Local: Auditório Sebrae-Pará
Palestrante: Sérgio Villaça – Baixista das bandas Los Pirata, Gork e do compositor Pélico, Sérgio (mais conhecido por Jesus Sanchez) é um dos donos da empresa Sound Design, que produz trilhas e jingles publicitários em São Paulo. O portfólio da empresa inclui clientes como Portal Terra, Ford, Lacta, Banco do Brasil e Renault.

15h30-17h – Palestra: Programa Pará Pró Música
Local: Auditório Sebrae-Pará
Palestrante: João de Deus – Gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae-Pará
17h-18h – Debate: Marketing ambiental em iniciativas culturais
Local: Auditório Sebrae-Pará
Mediadora: Kátia Correia (jornalista)
Debatedores: José Carlos Lima (secretário municipal de Meio Ambiente), Álvaro do Espírito Santo (Belemtur), Patrícia Gonçalves (ONG No Olhar) e Yuri Nahon (Sustentabilidade em Eventos)

18h – 20h – Debate: Direitos autorais, Creative Commons e mercado fonográfico
Local: Auditório Sebrae-Pará
Mediador: Ismael Machado (jornalista)
Participantes: Vladimir Cunha e Gustavo Godinho (diretores do documentário “Brega S/A”), Alex Antunes, André Abujamra e Edvaldo Azul (blog
musicaparaense.org)
Sexta-feira – 13/11
9h-12h – Workshop: Áudio básico, alinhamento de PA e monitor – Atendimento e organização
Local: Sala 0320 vagas
Ministrante: João Libarino (SP)
Renomado engenheiro de som, trabalhou com nomes como Chico Buarque, Tim Maia, Titãs, João Bosco, Nana Caymmi, MPB4, Pato Fu, Fernanda Takai e Carrapicho.
9h-12h: Workshop – Trilha sonora para cinema
Local: Sala 0520 vagas
Ministrante: André Abujamra – Músico, compositor e produtor. Compôs a trilha sonora de filmes como “Querô”, “Os 12 trabalhos”, “De passagem”, “O caminho das nuvens”, “Carandiru”, “As três Marias”, Domésticas” e “Ação entre amigos”. Os principais projetos musicais de Abujamra foram as bandas Karnak e Os Mulheres Negras. Atualmente, ele se apresenta com seu trabalho solo e ao lado de sua nova banda, Gork.
14h-18h – Workshop: Produção Musical Contemporânea: do tradicional ao eletrônico
Local: Casarão Cultural Floresta Sonora. Av. 13 de Maio, 363, entre Frutuoso Guimarães e Campos Sales.15 vagas
Ministrante: Flávio Moreira Santos (“Flu”)
Flávio Moreira Santos ficou conhecido no universo musical pelo apelido Flu. Nos anos 80, fez parte da polêmica e lendária banda De Falla, ao lado de Edu K. Nos anos 90, saiu em carreira solo e se tornou um respeitado produtor musical. Em 1999, lançou o disco “E a alegria continua…”, composto, gravado, arranjado e produzido de forma caseira.
14h-15h30: Palestra – Jornalismo cultural
Local: Auditório Sebrae-Pará
Palestrante: Alex Antunes
Jornalista, escritor e produtor. Alex Antunes fundou a revista Set, foi editor da Bizz e passou pelos mais importantes cadernos de cultura do país. Escreveu o romance “Estratégia de Lilith”, que acaba de ser adaptado para o cinema com o nome “Augustas”, do diretor Francisco Cesar Filho. Idealizador de festivais musicais como Com: Tradição, reunindo nomes de vanguarda como Jards Macalé, Arnaldo Baptista e Maria Alcina e nomes da nova geração, como Wado e Karine Alexandrino. Como músico, Alex fez parte das bandas Akira S & As Garotas que Erraram e Shiva Las Vegas.
15h30-17h – Palestra: Projeto Exportação Música Brasil
Local: Auditório Sebrae-Pará
Ministrante: David Mcloughlin
Representante da Brasil Música & Artes (BM&A), instituição que tem a finalidade de promover a música brasileira no exterior por meio da realização de feiras internacionais. Além disso, procura tratar a música não apenas como arte, e sim como um negócio e um lucrativo produto de exportação.
17h-18h – Debate: Circulação de bandas – A música em conexão pelo Brasil
Local: Auditório Sebrae-Pará
Mediador: Alex Antunes (jornalista/Rolling Stone)
Participantes: André Coruja (músico), Tathy Nunes (Coquetel Molotov), Pablo Capilé (vice-presidente da Abrafin e organizador dos festivais Calango e Grito Rock), Vinícius Lemos (Festival Casarão – RO), Ivan Ferraro (Feira da Música de Fortaleza) e Marcus Franchi (Circuito Fora do Eixo).
Sábado – 14/11
14h-18h – Workshop: Produção Musical Contemporânea: do tradicional ao eletrônico
Local: Casarão Cultural Floresta Sonora. Av. 13 de Maio, 363, entre Frutuoso Guimarães e Campos Sales.15 vagas
Ministrante: Flávio Moreira Santos (“Flu”)
19h – Workshop: Gravação de shows ao vivo
Local: African Bar – Praça Kennedy, 2 – Esquina com avenida Castilho França – Bairro Reduto10 vagas*Pré-requisito: Possuir ingresso para a noite de sábado (14) do 4º Festival Se Rasgum
Ministrante: Gustavo Dreher
É um dos nomes mais badalados da cena independente brasileira. Como compositor, participou de trilhas sonoras como a do filme “Bufo & Spallanzani”, ao lado de Dado Villa Lobos. Mas foi como produtor musical que ele se destacou, participando da gravação de CDs de artistas como Plebe Rude, Móveis Coloniais de Acaju e Moreno Veloso.
Domingo – 15/11
14h-16h – Workshop – Gravação de shows ao vivo
Local: Casarão Cultural Floresta Sonora. Av. 13 de Maio, 363, entre Frutuoso Guimarães e Campos Sales.
Encerramento do workshop com a mixagem e a masterização da gravação do show da banda Dharma Burns no estúdio Casarão Cultural Floresta Sonora.

Nenhum comentário: