quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Thunder e o mundo do Rock'n'Roll


Thunder por André Peniche

Luiz "Thunderbird" Fernando é um dos grandes ícones do Rock'n'Roll nacional. Ele já foi VJ da MTV e é atualmente baixista da clássica banda Devotos de Nossa Senhora de Aparecida e também faz parte da banda de outro ícone nacional, Júpiter Maçã. Além disso, ele tem bom gosto quando o assunto é rock paraense. "Nunca estive por ai, mas conheço duas bandas bacanas da cidade. Uma, com a qual tocamos juntos num programa da MTV, chama-se Norman Bates. Excelente banda, muito contemporânea, gostei muito do disco e do que vi ao vivo. A outra é Madame Saatan, um som pesado, intenso, muito interessante. Levei os rapazes no meu programa de rádio. Gostaria de coinhecer mais da cena. Isso pode acontecer quando passar por Belém pra divulgar o lançamento do disco novo dos Devotos DNSA, Bombardino, que gravamos recentemente. Saiba mais sobre o Thunder nessa entrevista exclusiva.

Você atualmente toca baixo nas bandas Devotos de Nossa Senhora de Aparecida e do Jupiter Apple, além disso você é colunista na internet. Como você se dividir em todas essas atividades, entre outras? E quais são os teus próximos projetos?

Os Devotos DNSA me ocupam boa parte do tempo. Passei o começo do ano, compondo, produzindo e gravando o disco novo. Tenho feito shows de lançamento do disco pelo Brasil. Tocar com o Jupiter é um prazer e um sonho antigo. Sou grande fã do "mestre" há décadas. Sou um cara de sorte de ainda conseguir realizar meus projetos na internet e manter minhas outras bandas, Fuck Berry e Flaming Birds. Agora surgiu a ideia de montar um projeto novo com André Abujamra e Felipe Maia. Trata-se do "All Johnsons", que ainda está em desenvolvimento.

Como você analisa a música independente no Brasil? E o que precisa acontecer para melhorar?

A música independente brasileira salva a gente do "império do mal" que costuma dominar os cenários midiáticos. Quem quiser se esforçar um pouco, terá acesso aos indies. Hoje temos os festivais, a internet, podemos alcançar o que quisermos, sem depender da rádio, TV, e publicações facistas. O "indie" depende dele mesmo, portanto está sempre se cuidando. Vejo que o segmento cresceu em número, organização e qualidade. O Brasil é muito grande e precisa melhorar questões de logística. Só assim podemos ter uma unidade melhor entre os músicos brasileiros.

O que você conhece do rock paraense?

Nunca estive por aí, mas conheço duas bandas bacanas da cidade. Uma, com a qual tocamos juntos num programa da MTV, chama-se Norman Bates. Excelente banda, muito contemporânea, gostei muito do disco e do que vi ao vivo. A outra é Madame Saatan, um som pesado, intenso, muito interessante. Levei os rapazes no meu programa de rádio. Gostaria de coinhecer mais da cena. Isso pode acontecer quando passar por Belém pra divulgar o lançamento do disco novo dos Devotos DNSA, Bombardino, que gravamos recentemente.

O que você poderia destacar do rock nacional atualmente?

Eu ouço tanta coisa... Recebo muitos discos nos meus shows, ouço tudo e percebo que os músicos estão cuidando bem das suas artes. Entre as novidades que ouvi recentemente, estão Rafael Castro, Desengonçaves e Cara Suja. Mas tem tanta coisa legal, que certamente estarei fazendo injustiça com outros nomes bacanas que descobri recentemente.

Nenhum comentário: