sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Entrevista Especial: Hugo Goés - E o mundo dos vídeos independentes





Sabe quando alguém tem uma ideia genial? Assim aconteceu com Hugo Goés. Ele criou um dos melhores canais de divulgação da música independente do Pará e do Brasil na net: www.youtube.com/hugoesncezar. Conheça mais nessa entrevista exclusiva.




Como surgiu a ideia de criar esse canal (www.youtube.com/hugoesncezar) para divulgar em vídeo o trabalho de bandas ligadas ao universo da música independente?


Tenho acompanhado esse universo de 2004 pra cá de forma bem intensa e visto as mais diversas evoluções e fracassos no meio. Uma das evoluções foi com relação aos meios de comunicação que tem acontecido, como por exemplo, a feita pela fotografia. Acredito que um dos maiores responsáveis por isso é o Renato Reis. A partir dele, muitos outros fotógrafos tem feito excelentes trabalhos com registros do universo independente. Mas de lá pra cá (2004), não tenho visto algo significativo com relação à vídeos. Um registro ou outro, mas nada regular. Como sou péssimo pra fotografar, resolvi comprar uma boa câmera e começar a fazer esses vídeos sem muita pretensão. Começou no Festival Se Rasgum do ano passado, como os vídeos ficaram com uma qualidade boa de imagem e áudio, resolvi que seria interessante criar um canal exclusivo pra esse fim, registrar as bandas em ação no cenário paraense.




Quem faz parte da equipe? E como chegaste a essa formação?



Desde quando comecei a filmar (Se Rasgum 2008), até o último show do Macaco Bong aqui, eu era o único da 'equipe' (rs). Já tinha quase 80 vídeos (hoje tem 86) e meu primo já estava gostando da ideia e resolveu comprar uma filmadora pra acompanhar. Então, nesse show do Macaco Bong, a gente começou a fazer um experimento de pegar dois ângulos pra jogar no vídeos, das nossas câmeras. Não temos formação sobre isso, nenhuma curso, mas com a entrada dele, vamos começar a editar os vídeos, até então, eu os jogava bruto mesmo. Ainda estou aprendendo a fazer uma edição razoável, vou trabalhando aos poucos nisso. Por enquanto, vou jogando 'bruto' mesmo, até porque, a minha intenção é dinamizar ao máximo o canal. Rolou o show/festival, já ir jogando na rede aos poucos a coisa vai se aprimorando e o trabalho final ficando melhor.



Quais os próximos passos desse teu projeto?



Fazer algum curso pra ir conhecendo mesmo a parte técnica da coisa. Por enquanto, ir aprimorando no lema 'do it yourself', fazendo pequenas edições pra melhorar os vídeos,adquirir material bom, sempre que possível. Dando passos nunca maiores que as pernas, mas a ideia é sempre ampliar e divulgar esse canal (www.youtube.com/hugoesncezar) que acho importante pro cenário musical seja ele onde for e qual for. Até porque, acho um elemento importantíssimo para a busca de novas descobertas musicais. Hoje em dia, o cara (antes mesmo de baixar a mp3), já quer saber como a banda funciona ao vivo e já cata isso direto do youtube, vimeo, etc.



E a aquela perguntinha básica, qual é a tua opinião sobre a música independente aqui no Pará e também no resto do Brasil?



Acho que a gente passa por um momento de transformação no mundo da música e as mudanças que acontecem em qualquer lugar do mundo, são parecidas com as enfrentadas aqui no Brasil, Pará, etc guardadas as devidas proporções, e os momentos de mudança são sempre delicados, é com isso que os artistas/bandas precisam saber aceitar, conviver e trabalhar. No Pará, vejo que está começando a rolar isso, esse discernimento. Perceber essas mudanças e saber moldar isso a sua realidade. É claro, que as coisas ainda estão aquém do que se espera para a cena paraense, mas é visível que as coisas estão començando a melhorar. Vide o que se viu na excelente Seletiva para o Festival Se Rasgum, com as bandas mostrando um mínimo de organização e profissionalismo, com o Festival Se Rasgum em si que amadurece a cada ano e se credencia como um dos melhores do Brasil, a criação do ponto Fora do Eixo Pará, através da Megafônica, fazendo uma ponte com o circuito independente, que mais cresce no Brasil, tem também a Floresta Sonora sempre atuando firme, enfim, é preciso também que as pessoas que estão convivendo nesse processo todo, tenham em mente que esse trabalho todo feito hoje, é muito importante pra consolidar algo para que no futuro, tudo seja mais justo e igualitário.

Nenhum comentário: