segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Teatro Mágico: Hoje - "Diálogos" em Belém - Como construir uma cena da música livre sustentável?




Data: 21 de dezembro
Local: Ensaio Aberto Loja Ná Figueredo
Horário: 18h






A partir da afirmação, “Um mundo acabou. Viva o mundo novo!” presente no manifesto música para baixar, é que devemos refletir, aprofundar e projetar uma nova cena da música independente no Brasil, que se adapte às novas tecnologias e reúna criadores, produtores e usuários da música, com disposição e atitude para coletivamente construir novos modelos de negócios viáveis e sustentáveis para os tempos em que vivemos.

A música livre que queremos é, também, conhecimento livre. Com isso é preciso equilibrar o acesso sem fins lucrativos e a remuneração justa do autor, garantindo a ele o direito de decidir a veiculação comercial ou não de sua obra.

As ideias que apoiamos necessitam de tempo para se disseminar, e nós, que vivemos de música, não podemos esperar de braços cruzados enquanto a indústria e as leis não se adaptam à nova realidade. Baseados nos preceitos do movimento Música Para Baixar, temos que criar, hoje, uma cena independente. Como o antigo sistema ruiu e não funciona mais para ninguém, sejamos os criadores da nova realidade, os líderes da viagem ao novo mundo, a alternativa real. A tecnologia nos deu as ferramentas necessárias para essa tarefa, que, cada vez menos, necessita de intermediários entre artistas e público. Temos feito isso sozinhos. Agora, vamos fazê-lo juntos.

Vamos reunir ideias de artistas, produtores, consumidores e pensadores para formar novos públicos e oferecer outras formas de criação e consumo de música. Queremos fortalecer uma nova cena que seja economicamente sustentável para se contrapor ao modelo que recebemos.


Data: 21 de dezembro
Local: Ensaio Aberto Loja Ná Figueredo
Horário: 18:00h

Nenhum comentário: