sábado, 31 de outubro de 2009

Só o Rock Salva....ou a Cyber Cultura?





Sexta-feira à noite, sem vontade de sair de casa e sem qualquer tipo de opção interessante para assistir na TV. Quando entro na internet para navegar apenas em alguns sites, descubro que será transmitido um show ao vivo do Foo Fighters, pelo Facebook. Sem acreditar muito, fui verificar, e mais de duas mil pessoas do mundo inteiro já estavam alucinando e conversando num chat; na esperança de assistir a mais uma grande aprensetação de Dave Ghroll e companhia. E assim, mais uma página foi escrita na cultura do Rock, quando quase vinte mil pessoas, além de pirarem com o show, também espalharam a notícia pelo Twitter, sms; ou por onde fosse.




Tudo começou às sete horas da noite (meia noite no Brasil, Horário de Verão) num estúdio na Califórnia. A primeira do repertório foi "Pretender" e se alastrou entre os vários sucessos da banda. Mesmo não sendo a primeira vez, que se torna possível assistir a uma apresentação por uma rede social, a anterior foi o U2 (ao vivo pelo Youtube), várias questões surgem, entre elas: Será essa a forma do futuro de se assistir a um show? Em casa, com um belo pedaço de pizza e conversando com os amigos de várias partes do mundo? Sem tomar cotoveladas, ou discutir com bêbados, que na maioria das vezes, nem conhecem o trabalho da banda.


Um dos primeiros festivais realizados no segundo semestre desse ano, e que adotou essa forma de mostrar aos shows (ao vivo pela internet) foi a nova edição do Lollapalooza, direto do site do evento. Foi possível presenciar grandes shows, entre eles: Snoopy Dogg, Beastie Boys, Jane's Addiction etc. Depois foi a vez, do Download Festival, quando ocorreu um dos momentos mais marcantes, Faith No More, voltando em grande estilo.



Além das versões gringas, nessa sexta-feira, também foi possível ouvir as apresentações de bandas independentes nacionais, durante o primeiro dia do festival Calango 2009, de Cuiabá, através do programa de web radio da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin).









Será esse realmente o futuro: Ficar em casa, assistindo shows ao vivo, de várias partes do mundo, em alto e bom som? Eu ainda prefiro estar lá de perto. Mas essas formas correspondem a um novo capítulo, que ainda está sendo escrito.



Um comentário:

Nat disse...

hummmmmmmmmmmm q bom, escreva, escreva e escreva.............