quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mundo Livre S/A e Nação Zumbi em Belém: O Manguebeat (bit) no Pará





As apresentações das bandas Mundo Livre S/A (no domingo, 24, no Gold Mar Hotel, e ainda contando com os shows das bandas locais Metaleiras da Amazônia e Pio Lobato & O Suposto Projeto); e Nação Zumbi (fechando à noite de sexta-feira, 13, da 4ª edição do Festival Se Rasgum) me faz lembrar de algum lugar do meu passado, no começo da década de 90, quando morei em Hellcife.

No período de 86 a 94, tive a chance de assistir o nascimento de um movimento (e os momentos paralelos), que conseguiu ter projeção internacional. Lembro como se fosse hoje, das primeiras apresentações de Chico Science e Nação Zumbi, ou melhor, de quando pirava curtindo o set do DJ Francisco de Assis França, no Francy’s Drinks.





Ainda está clara na minha mente, a explicação de Fred 04, sobre a Física Quântica e a Teoria do Caos, durante o período da edição pernambucana da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1993), na Universidade Federal de Pernambuco. No mesmo ano, a emoção do primeiro Abril Pro Rock, no Circo Maluco Beleza.

Também não me escapa da memória, o show do Faith no More (1992) no ginásio Geraldão, com a abertura da ex-banda (Maggie’s Dream) do ex-Menudo (Rob Rosa). Quando o então proprietário da loja Rock Express (Paulo André Pires, idealizador e realizador do Abril Pro Rock) deu o mosh mais sensacional de todos os tempos.

Da Lama ao Caos

Tudo isso regado ao “camarão pernambucano” e muita Pitú. E agora, estamos comemorando os 15 anos de lançamento do CD “Da Lama ao Caos”. E iremos celebrar com muitas bandas do Brasil, sobretudo, as paraenses.

Os dois shows serão, com certeza, inesquecíveis. Para quem viu tudo isso e para quem ainda verá. Pois, estamos vivendo o grande momento da música independente nacional. E melhor de tudo, numa estrutura de organização de primeira qualidade. Mais informações sobre a 4ª edição do Festival Se Rasgum:
www.serasgum.com.br

Azia Amazônica

Nenhum comentário: