segunda-feira, 18 de maio de 2009

FESTIVAL CASARÃO (RO) COMPLETA 10 ANOS EM GRANDE ESTILO


Crédito da foto: Mari Paio


Vinícius Lemos é organizador do festival Casarão, que acontece há 10 anos em Porto Velho (RO). Ele é um dos grandes articuladores da cena independente da região Norte. E participou dessa entrevista exclusiva para o blog Rock Pará. A edição deste ano acontecerá no período de 04 a 06 de setembro

A música independente na região Norte é uma das mais fortes do País, o que está falta para haver um destaque maior?


O duro do Norte é a distancia, somos um país dentro de um país. Não há ligação grande entre os estados e há a dificuldade das passagens. As cenas têm boas bandas como Madame Sataan (PA), Porongas (AC), Hey Hey Hey (RO), Mini Box Lunar (AP) entre outras, mas falta intercâmbio, e isso não há muito o que ser feito senão viajar. Porém, às bandas não têm interesse em gastar para circular no norte sendo que é o mesmo preço do que para o resto do país. Então, cada cena se liga mais ao eixo do que ao estado mais próximo. Dá somente para fazer estados pares, como Rondônia - Acre, Pará - Amapá, Amazonas - Roraima, e ainda assim, Tocantins fica isolado e ligado ao Centro-Oeste. Ou seja, é difícil esperar uma união ou uma circulação, ainda é meio no cada qual por si para tentar vencer no mundão da musica independente nacional.

O que você poderia destacar da música independente no Pará? Bandas? Eventos?

Eu acho que a cena paraense vista de longe parece que vive uma fase de auto reflexão, banda locais ainda em voltas na produção local e saindo pouco. Vi anos que nos festivais estavam repletos. Madame, Eletrola, Suzana Flag, La Pupuna, viajando bastante. Hoje só restou Madame Sataan que está dando um grande salto. Mas a cena é muito boa. De eventos o que eu vejo é o Se Rasgum que pensa na pluralidade que a cena proporciona, com eletrobrega, guitarrada e ademais. Funciona bem no Pará creio eu e funciona bem para a imprensa de Sampa. Parece ser um ótimo evento que ainda quero visitar.

Quais são as novidades do Festival Casarão deste ano?

Esse ano vamos pra 10 anos de festival, que teve um nascimento como festa anual e partiu para festival nos últimos 5 anos. Vamos sair do local onde fora feito por nove anos para outro local por causa das Usinas do Madeira. Uma pena, mas mostra um novo pensar do festival, uma nova cara. A crise nos fez perder a Petrobras e nos fez uma reflexão, continuamos grandes, mas enxutos. Pato Fu, Moptop e Ratos de Porão fecharão os dias do festival que acontecerá do dia 04 a 06 de setembro. Vai ser uma grande festa numa grande data. Acho que teremos uma ou duas bandas do Pará pela primeira vez no festival. Vai ser uma honra mesmo. E teremos bandas do Norte, Mini Box Lunar está confirmado. Quem quiser vir, não vai se arrepender, beira do rio Madeira e rock.

Um comentário:

Alexandre Avelar disse...

Parabéns pela volta do blog! De quando é essa entrevista? Abraço! Coletivo Palafita (Macapá-AP)