quinta-feira, 20 de maio de 2010

TACAKAOS CLASSIC FESTIVAL: DOMINGÃO


TACAKAOS CLASSIC APRESENTA
O Clássico do Punk / Metal Paraense:
RETALIATORY, DELINQUENTES, MITRA e BABYLOYD'S
Caverna Club (14 de abril c/ magalhães barata)
23/05 (domingão) / Início: 18:00h
Ingressos promocionais: 7,00

Nos idos dos anos 80 e 90, a cena underground paraense vivia uma espécie de uma nova fase da música pesada local. Era a época das fitas demos, dos shows vindouros no bar Celeste, Teatro Waldemar Henrique e posteriormente no Ginásio Altino Pimenta, além dos festivais que começavam à pipocar na cidade, desde os mais undergrounds, organizados pelas próprias bandas, até chegar nos maiores e com mais visibilidade, como o Variasons, e o até então excelente Rock 24 Horas. E tudo isso, diga-se de passagem, na era pré-internet.

O que pode acontecer quando quatro bandas clássicas dessa época se encontram nos dias atuais num mesmo festival? A resposta será esclarecida no dia 23 deste mês, no festival Tacakaos Classic com os shows do Retaliatory (Thrash Metal), Delinquentes (Hardcore), Mitra (Heavy Metal) e Babyloyds (Punk-Rock). Cada banda com seu estilo e sua própria história que já daria cada qual um bom capítulo em um livro sobre o Rock pesado Paraense. E o que é melhor: Todas elas encontrando-se atualmente em plena atividade, com shows e trabalhos atuais.

O Retaliatory iniciou suas atividades em 1990 com a proposta de tocar Thrash Death Metal. Dentre os inúmeros shows importantes, destaca-se a do festival Forcaos (Fortaleza – CE), onde a banda foi ovacionada pelos bangers nordestinos presentes. Em 2006, Gledson Moita (vc), Hugo Bucho Fight (bx), Spetto Alfaia (gt) e Wagner Nugoli (bt), lançam seu CD Debut, “Retaliatory Attack”. A banda atualmente segue com seus shows, sendo sempre aclamado pelo público, principalmente pela forte presença do carismático vocalista Moita, como no último Rock Solidário, onde o mesmo foi “carregado” no final pelos fãs.

A Delinquentes, que completa 25 anos de existência no 2º semestre, voltou recentemente de shows fora do estado, onde tocou em Macapá (AP), São Luís (MA) e Taguatinga (DF). A banda tem como característica maior seu Hardcore Crossover e seu show enérgico, constatado no último Festival Se Rasgum, onde levou o grande público presente ao estado de cartase coletiva. Jayme Katarro (berro), Pedrinho (gt), Pablo Cavalcante (bx e vc) e Raphael Lima (bt e vc), prometem tocar os clássicos (geralmente com os refrãos cantados em uníssono pelo público) e também o repertório do último CD, “Indiocídio”.

A Mitra é uma das bandas de heavy metal paraense mais antigas em atividade de Belém. Desde o início da década de 90, quando tinha o nome de Dash, até se tornar o conceituado Mitra, ela já tocou em uma série de festivais de rock e de metal importantes como o Dinossauros Rock Festival, o Rock 6 Horas e o Amazônia Rock Festival, já tendo feito shows de abertura para bandas consagradas do Metal nacional como Angra e Shaaman. Com mais de quinze anos de banda, ela é hoje formada por Eduardo (vc e bx), Sandro (gt e vc), Joelcio (gt e teclados) e Flávio Campos (bt e vc).

A veterana banda Baby Loyds nasceu em 1988, num sítio chamado República dos Camarões, no bairro do Marco, onde ensaiavam as extintas bandas punks Desesperados e Ovo Goro. A banda possui três trabalhos lançados por selos paraenses e nordestinos, já tendo participado de diversos eventos no norte e nordeste do país. O power trio formado por Gerson Costa (gt e vc), Moriel Prado (bx) e Augusto Jas (bt), com suas mais de 40 músicas autorais, tocam um Punk-Rock que é conhecido por não deixar ninguém parado em seus shows, colocando todos na roda do pogo (dança Punk), literalmente.

O festival vem mais uma vez quebrar o tabu da intolerância e o radicalismo que hoje ainda existe entre os estilos distintos, pois a despeito de todas as dificuldades encontradas naquela época, existia um trunfo a favor desse incipiente circuito: A união entre as tribos, pois não raro haviam shows de bandas dos mais variados segmentos tocando juntas, e o público todo compartilhava o conjunto da obra.

Portanto, mais que um simples show, trata-se de uma celebração. Um brinde aos clássicos bons tempos.

Serviço:
Tacakaos Classic
Com: Retaliatory, Delinquentes, Mitra e Babyloyds.
Caverna Club (14 de abril com Magalhães Barata)
Dia 23/05 (domingo)
Início: 19 horas
Ingressos: R$ 7,00

Nenhum comentário: