terça-feira, 9 de março de 2010

TACAKAOS FESTIVAL - A FORÇA DO SOM PORRADA DO PARÁ

Delinquentes - Foto por Sidney Filho

Fazia muito tempo, desde a fase aúrea dos shows de rock no Teatro Experimental Waldemar Henrique (em Belém do Pará, na década de 90), que os domingos em Belém estão meio sem graça, sem shows das bandas de um som um pouco mais pesado. Mas essa satisfação foi resolvida no domingo passado (07), durante o Tacakaos Festival, no Caverna Clube, com as bandas Blade, Núcleo Base, Delinquentes e Telaviv.

Delinquentes - Foto por Sidney Filho

Começando já com grande estilo e com uma grata surpresa, a banda Blade apresentou músicas extremamente influenciadas pelo Thrash Metal da década de 80. Banda que promete ainda dar muito o que falar. Um dos destaques foi a performance do clássico baterista "106", da histórica banda paraense Morfeus.

Delinquentes - Foto por Sidney Filho

Mantendo o alto nível, foi a vez da Núcleo Base. Os músicos mostraram muito bem como se faz um show de hardcore. A performance deles foi capaz de emocionar e trazer de volta aquela vontade de entrar nas rodas de pogo, sem medo de se bater todo. Safra nova, com muita garra e vontade de mostrar trabalho. Destaques para a cover de "Refuse / Resist" do Sepultura.

Blade - Foto por Jayme Catarro

O calor e a grande quantidade de pessoas só tornava o festival, cada vez mais, instigante. E agora era a vez da banda mais importante da História do Hardcore do Pará, Delinquentes. É impressionante, o quanto eles estão cada vez melhores. Parece que os 25 anos de existência, serviram para provar o quanto a performance da banda é inquestionalvemente PERFEITA. Punks, Headbangers, entre outros, agitavam e berravam a cada nota e a cada palavra executada pelos músicos.

Blade - Foto por Jayme Catarro


Para esquentar ainda mais o Caverna Clube, era a vez da Telaviv, Death/Thrash com muita brutalidade. Show impressionante, uma cacetada sonora atrás da outra. Os músicos são muito talentosos e o vocalista demonstra ter domínio total nos vocais guturais.


Núcleo Base - Foto por Jayme Catarro

Depois de todas as apresentações, a satisfação era algo que está nos olhos de cada pessoa que saía do Caverna Clube. Bandas e público pareciam que estavam saindo de um estádio de futebol, no qual o time do coração ganhou de goleada. Agora era o momento de deixar a adrenalina baixar um pouco para partir e encarar a dureza de mais uma semana.

Núcleo Base - Foto por Jayme Catarro

Mais para mim, a noite ainda continuou e parti com Jayme Catarro (vocal dos Delinquentes), Jusa Sombra (programa Peso Pesado, rádio Tabajara FM, 106.1, todas às sextas-feiras, das 20 às 22h, na rádio Tabajara FM), Melissa Alencar (esposa do Jayme e grande conhecedora de sons pesados) e Lily Bahia (uma das apresentadoras do programa Radiossonico, todas às quintas-feiras, rádio Unama FM, 105.5, das 20 às 22h) para o clássico Bar do Mauro. Depois de sairmos do Templo do Rock Paraense (Bar do Mauro), na minha cabeça só tinha uma pergunta: "Como essas bandas ainda não estouraram nacionalmente?". Eu tenho FÉ que isso ainda acontecerá.


Telaviv - Foto por Márcio Calango

E um dia, estaremos comemorando cada vitória das bandas paraenses, em todo o território nacional. Mas uma coisa é certa, e eu não tenho dúvidas disso: Mesmo com todos os altos e baixos, a maioria das bandas daqui são de extrema qualidade e não deixam a desejar a qualquer que seja.

Telaviv - Foto por Márcio Calango

Nenhum comentário: