quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Grande Iniciativa: Mapeamento da Música Independente Nacional



Fonte: http://mapamusical.com.br/site/

Faz muito tempo desde que a primeira pesquisa do Mapa Musical foi ao ar, contando com respostas de quase 200 blogs e sites musicais, entre os mais influentes e representativos da internet brasileira. Apesar de acharmos que em muitos lugares a notícia do Mapa Musical não chegou, a amostragem é significativa e mostrou ser um esforço válido.

Tanto que esse período de poucas atualizações não se deu por descaso, e sim por excesso de zelo. Percebemos que as informações e a representação quantitativa e qualitativa da nossa cena independente é uma ferramenta imprescindível para o amadurecimento e para a formação de um mercado independente, em que o músico possa ser tratado como artista e trabalhador, em que o público seja mais compreendido e que aqueles que trabalham em todas as etapas da cadeia produtiva possam se beneficiar para que seus respectivos projetos sejam sustentáveis.

A primeira alteração é estilística, mudamos nosso layout, melhoramos a navegação e com o passar do tempo vamos implementar nesse espaço mais ferramentas para a troca de informações e a colaboração entre os interessados.

A segunda e principal alteração é na ferramenta de coleta das respostas, que vai produzir cruzamentos de informações mais importantes que permitirão uma análise mais sólida dos resultados fornecidos pelas pesquisas.

Mas, como em toda empreitada independente, contamos muito com a participação e colaboração de parceiros, amigos e todos os interessados nesses resultados. Divulguem entre seus contatos e façam a notícia correr, quanto mais pessoas respondendo as perguntas melhor vai ser a amostragem e a análise tirada desses resultados.

Vale dizer mais uma vez que os resultados estarão abertos para todos que quiserem consultar aqui no site mesmo.

Nenhum comentário: